Olá Super Viajantes! Neste post quero falar sobre essa cidade APAIXONANTE que é Paris e contar o meu relato de viagem! E se você está perguntando sobre “o que fazer em Paris?”, este post vai te ajudar muito!

Quando eu estive na Europa pela primeira vez em 2012, eu tinha praticamente apenas 3 dias para conhecer a cidade de Paris e encaixá-la no meu roteiro. Na verdade, foram 2 dias e meio, pois no primeiro dia eu só aproveitei a cidade à noite. Como o tempo era curto e o sonho de conhecer a Cidade Luz era MUITO grande, então montei um roteiro para conhecer o básico de Paris.

Se você também sonha em conhecer Paris e está com o “tempo apertado”, então neste post quero mostrar o meu roteiro com os principais pontos turísticos e muitas dicas úteis que vão ajudar na sua viagem! Então, pega a pipoca e o refrigerante que lá vem textão RECHEADO DE DETALHES… hahaha!

Booking.com

Antes de começar, quero dizer que nesse meu relato não vou descrever as paradas realizadas para fazer as refeições, pois quando a fome batia eu procurava um local por perto para comer alguma coisa… hahaha!

Foto da Torre Eiffel em Paris – Super Viajantes
Torre Eiffel em Paris – Super Viajantes

PRIMEIRO DIA EM PARIS

Eu parti de Milão na Itália pela companhia EasyJet e cheguei à tarde em Paris, por volta das 18 horas. Desci no aeroporto Charles de Gaulle e procurei pela estação de trem. O trem que eu peguei era o trem RER e linha B.  O aeroporto Charles de Gaulle é enorme, então para encontrar a estação de trem, eu segui as placas que indicavam a palavra “RER  (B)” e a flecha indicando para onde ir.

DICA: Para passar na catraca e embarcar no trem, eu utilizei o cartão “Paris Visite”, que pode ser utilizado em todos os transportes públicos de Paris. Eu achei muito bom, pois quando eu tinha que pegar o metrô, não precisava me preocupar em comprar as passagens, bastava passar com o cartão “Paris Visite” pela catraca e pronto! Além disso, eu fiquei somente 3 dias em Paris e ter um ticket como este facilitou muito, principalmente no tempo, pois não precisei ficar procurando onde comprar o ticket. Algumas pessoas dizem que não vale a pena por causa do preço, mas no meu caso valeu por causa da praticidade.

1 – Trajeto até o hotel em Paris

Com o trem RER – Linha B, desci na estação “Denfert-Rochereau” e nessa estação peguei um metrô da linha 6 em direção a estação “Charles de Gaulle Étoile” (apesar de ter quase o mesmo nome do aeroporto, não tem nada a ver com o mesmo. É uma estação totalmente diferente). E com essa linha de metrô, desci na estação “La Motte-Picquet – Grenelle”. Essa é a estação que fica em frente ao hotel no qual me hospedei, então achei a localização do hotel super boa! Além disso, escolhi esse hotel por ficar  muito perto da Torre Eiffel (em francês Tour Eiffel) e em uma avenida movimentada. O hotel é o Hotel Tourisme Avenue.

Dica sobre o metrô e as estações de Paris: em qualquer lugar que você vá, existe uma estação por perto. É realmente MUITO completo! E como eu não queria perder tempo procurando estações e linhas de metrô, então eu já fui com tudo isso mapeado antes da viagem. Já sabia qual a estação, qual linha e para qual direção eu deveria pegar…. hahaha!

Como era inverno na Europa, quando cheguei no hotel já era noite. Mas como eu não queria perder absolutamente nada, então fiz o check-in, larguei minha mala e parti para conhecer a cidade.

O hotel no qual me hospedei fica alguns minutos a pé de distância da Torre Eiffel (em francês Tour Eiffel). E obviamente que conhecer a Torre Eiffel estava dentro dos meus planos! Mas tinha um detalhe: como eu estava visitando a Torre Eiffel pela primeira vez, então eu queria ter a experiência de conhecê-la de dia e de noite. Siiiimmm! Eu subi 2 vezes na Torre Eiffel…. hahaha! Sonho é sonho e não se discute, não é mesmo?!

2 – Torre Eiffel (Tour Eiffel) à noite

Saí do hotel e percorri a avenida “Avenue de la Motte-Picquet” (avenida do próprio hotel) em direção ao Jardim Campo de Marte (em francês Champ de Mars). O Jardim Champ de Mars tem aproximadamente 780 metros de comprimento e um de seus extremos fica na beira do Rio Sena e aos pés da Torre Eiffel. Então, caminhei poucos minutinhos e cheguei no Jardim Champ de Mars (no extremo oposto da torre).

Foi neste momento que eu enxerguei completamente a Torre Eiffel! Eu não sei explicar o sentimento que senti naquele momento! Mas era a pura definição de FELICIDADE. Eu estava diante do principal símbolo da cidade de Paris! Naquele momento, percebi que um dos meus grandes sonhos foi realizado! E obviamente não pude me conter e fiquei muito emocionada!

A Torre Eiffel é linda, grandiosa, poderosa e magnífica! E como já era noite, a torre já estava toda iluminada! Tão linda! Tão grandiosa!

Foto da Torre Eiffel à noite em Paris  – Super Viajantes
Torre Eiffel à noite – Super Viajantes

Logo depois, eu tive mais uma surpresa: a Torre Eiffel começou a piscar! Foi incrível!

Eu fiquei emocionada novamente, enquanto admirava a Torre Eiffel piscando! Afinal de contas, eu estava curtindo aquele momento que foi tão especial para mim. Foi inexplicável!

Enfim, cheguei na torre para ver a cidade de Paris toda iluminada lá de cima.

3 – Sobre a compra de ingressos para a Torre Eiffel em Paris

Valor: na época, eu paguei o valor de 13,40 euros pelo ingresso que dá direito de ir até o topo da Torre, mas atualmente o valor já está mais caro.

Dica:  a maioria dos ingressos eu comprei  pela internet e antes de viajar, com data e hora marcada. Porém, quando fui comprar o ingresso para subir na Torre Eiffel, já estavam esgotados para os dias que eu estaria em Paris. Claro, eu tentei comprar 2  semanas antes de viajar, então já era tarde demais. Então, fica essa dica: compre com BASTANTE antecedência os ingressos.  Você pode comprar os ingressos neste site.

Entrei na fila para comprar os ingressos e aguardei mais ou menos uns 45 minutos na fila, mas era inverno, então a quantidade de turista com certeza era menor. E fiquei observando o seguinte: quem já estava com os ingressos na mão e comprados pela internet, passavam direto para a entrada da torre. E lá só tinham que aguardar o elevador em uma pequena fila (caso quisesse subir de elevador) e pronto. Então, é bem melhor comprar os ingressos pela internet e não ficar no filão para comprar o ingresso.

4 – Subida na Torre Eiffel à noite

Depois que eu já estava com o ingresso na mão, fui para a fila do elevador (a mesma que eu disse acima, caso já tivesse comprado o ingresso pela internet). Ali esperei pouco tempo, só o tempo de o elevador subir e descer. Então, é só isso que você aguarda quando já tem os ingressos comprados antecipadamente.

Eu decidi ir direto para o topo da torre, porque eu queria ver a cidade de Paris diretamente lá do topo.

Antes de viajar, eu li em um blog de viagem que Paris à noite parecia uma “caixinha de joias brilhantes” e essa definição é perfeita…hahaha! Da mesma forma que a Torre Eiffel, muitos pontos de Paris são iluminados, então a visão lá de cima é MARAVILHOSA e de tirar o fôlego! Fiquei admirando a cidade! Eu estava muito feliz!

Uma coisa que achei muito legal: lá no topo da Torre Eiffel tem um “Bar de Champagne” para as pessoas brindarem este momento tão especial. Achei isso maravilhoso, mas confesso que não aproveitei, então ficou para a próxima viagem!

Depois de aproveitar o topo da Torre Eiffel, desci para aproveitar os outros dois andares.

Nos três andares da torre tem exposições de como a torre foi construída e até cenários com o Sr. Eiffel. E também tem as bandeiras de vários países, mostrando a distância do país até a Torre Eiffel, então tem a bandeira do Brasil!

A Torre Eiffel fica na beira do Rio Sena, então depois que terminei o meu passeio na torre, atravessei a ponte “Pont d’Iéna” e fui para o outro lado do Rio Sena. Certamente meu próximo destino foi o Trocadéro!

5 – Trocadéro

Dica importante: Como já é sabido por todos, o Trocadéro  é um dos melhores lugares para você tirar fotos da Torre Eiffel, então não tem erro! Pode ter certeza que as fotos mais belas serão tiradas neste local. O único problema é que pode ter muuiitooooosss turistas, principalmente em alta temporada. Mas eu tive sorte! Como era inverno, não tinha muitas pessoas!

Foto da Torre Eiffel Iluminada em Paris – Super Viajantes
Torre Eiffel Iluminada em Paris – Super Viajantes

E durante essa noite, o meu roteiro foi basicamente esse e eu pude aproveitar bastante a Torre Eiffel! De noite e a cada hora cheia (exemplo: 19h, 20h, 21h e assim por diante), a Torre Eiffel fica piscando durante 5 minutos. Então, fiquei desfrutando deste momento que foi muito especial para mim. Pode acreditar: é incrível e eu ainda me lembro de quantas vezes eu me emocionei…hahaha!


SEGUNDO DIA EM PARIS

Diferente que no dia anterior, neste dia eu tinha o dia inteiro para aproveitar e desfrutar Paris.

Eu tinha dois objetivos neste dia: conhecer os principais pontos turísticos que ficassem próximos um do outro e caminhar bastante para curtir o clima parisiense. Então, meu roteiro ficou assim:

1 – Torre Eiffel e Trocadéro novamente

Nesse segundo dia, comecei fazendo o mesmo roteiro do dia anterior. Atravessei o Jardim Campo de Marte (em francês Champ de Mars) e fui até a Torre Eiffel. Enfrentei a fila novamente (a fila estava menor do que no dia anterior), paguei novamente o ingresso e subi na torre. Depois fui para o Trocadéro novamente e tirei mais fotos.

Aqui fica outra dica legal: se você deseja ter a experiência de conhecer a Torre Eiffel de dia e de noite, você pode planejar a sua visita para o final da tarde. Não existe tempo limite para você ficar lá em cima da torre, então você pode subir no final do dia e esperar anoitecer! Tenho certeza que a experiência de ver as luzes de Paris acendendo deve ser incrível também! E neste caso, você não vai pagar duas vezes pelo ingresso como eu fiz. Na minha próxima viagem para Paris, com certeza farei isso. 

Mas para quem quer subir duas vezes na Torre Eiffel como eu, melhor subir durante o dia primeiro e depois à noite, para a sua segunda visita ter mais graça. 
E não se esqueça: a Torre Eiffel merece ser vista das duas formas: de dia e de noite.

Foto da Torre Eiffel no Trocadéro em Paris – Super Viajantes
Vista da Torre Eiffel no Trocadéro em Paris – Super Viajantes

2 – Arco do Triunfo (Arc de Triomphe)

Depois disso, eu peguei uma avenida que fica atrás do Trocadéro (acho que se chamava “Avenue Kléber”) e fui caminhando até o Arco do Triunfo.

Ao chegar no Arco do Triunfo, atravessei o túnel por baixo da avenida. É impossível atravessar a avenida que circula o Arco do Triunfo.

Dessa vez, não tinha nenhuma fila. E subindo no arco, tinha várias exposições referente a construção do próprio arco e referente a Napoleão. Lá de cima do Arco do Triunfo também se tem uma vista maravilhosa de Paris.

E é engraçado ver a posição em que o Arco do Triunfo está localizado. Todas as avenidas em sua volta estão em direção ao arco e isso forma um círculo em volta dele. Realmente o Arco do Triunfo está em uma posição muito estratégica em Paris.

Valor: na época, eu paguei o valor de 9,50 euros pelo ingresso do Arco do Triunfo, mas isso foi em 2012… hehehe. Você pode comprar os ingressos antecipadamente neste site.

Após desfrutar mais este ponto, que faz parte dos principais pontos turísticos de Paris, o próximo destino era caminhar por toda avenida Champs-Élysées.

3 – Avenida Champs-Élysées (Avenue des Champs-Élysées)

Essa é a avenida mais famosa de Paris, certamente uma das avenidas mais famosas do mundo também. Passear por ela dá um gostinho muito bom de Paris!

Percorri a pé toda essa avenida e isso é uma coisa que aconselho a fazer.  Ela é uma das avenidas que vai de encontro ao Arco do Triunfo e é cheia de lojas ótimas para fazer compras! E como em quase todas as ruas de Paris, ela é toda arborizada. Fico imaginando como deve ser no verão, se no inverno já é linda! Isso foi uma coisa que me encantou em Paris: as ruas são arborizadas nos dois lados.

A avenida Champs-Élysées vai do Arco do Triunfo até o Jardins das Tulherias (em francês Jardin des Tuileries), que caminhando em linha reta chega-se ao Museu do Louvre. Então é uma caminhada muito interessante de se fazer!

Quando eu estava caminhando pela Champs-Élysées, encontrei a avenida Winston Churchill, onde fica o conjunto arquitetônico formado pelo Grand Palais, Petit Palais e a Ponte Alexandre III (ponte que atravessa o Rio Sena e que é uma das mais bonitas de Paris). Eu não entrei nos palácios, mas tirei lindas fotos na Ponte Alexandre III, que é uma das principais pontes do Rio Sena. Suas estátuas parecem ser de ouro! Achei muito lindo!

Foto da Ponte Alexandre III em Paris – Super Viajantes
Ponte Alexandre III em Paris – Super Viajantes

Era exatamente por isso que eu queria caminhar por Paris, eu sabia que em cada esquina eu teria uma bela surpresa!

Observação: A avenida Winston Churchill faz esquina com a avenida Champs-Élysée do lado esquerdo de quem está indo em direção ao Arco do Triunfo.

4 – Praça da Concórdia (Place de la Concorde)

Voltei e continuei a caminhada pela avenida Champs-Élysées até chegar na Praça da Concórdia (em francês, Place de la Concorde).

Foto da Praça da Concórdia em Paris – Super Viajantes
Praça da Concórdia em Paris – Super Viajantes

A Praça da Concórdia é onde fica o milenar e egípcio Obelisco de Luxor de 23 metros. Por ali, parei e comprei um crepe MARAVILHOSO de Nutella em uma das “barraquinhas” que tinha bem abaixo da roda gigante.

5 – Jardim das Tulherias (Jardin des Tuileries)

Continuei a minha trajetória até chegar no Jardim das Tulherias (em francês Jardin des Tuileries), que é muito lindo também! Além disso, no meio da praça existem chafarizes enormes, rodeados de estátuas e muitas pombas.

Atravessei toda a praça tirando muitas fotos até chegar ao Museu do Louvre (em francês Musée du Louvre)!

Esta caminhada desde o Arco do Triunfo até o Museu do Louvre pela avenida Champs-Élysées é uma reta. Então, não tem como se perder! É uma caminhada longa, mas vale muito a pena percorrer, pois assim você terá um gostinho muito especial do que é Paris. E além disso, passa por vários lugares interessantes.

6 – Museu do Louvre (Musée du Louvre) em Paris

No Museu do Louvre foi outro momento especial, você se sente dentro do filme “Código Da Vinci”… hahaha!

Para comprar o ingresso antecipado do Museu, você pode comprar neste site.

DICA: Na quarta-feira, o Museu do Louvre fica aberto até 22 horas, então você pode finalizar o seu dia visitando o museu. Foi o que eu fiz neste dia!

Foto do Museu do Louvre em Paris – Super Viajantes
Museu do Louvre em Paris – Super Viajantes

Para entrar no Museu do Louvre não tinha nenhuma fila, provavelmente por ser inverno e ter menos turistas.

O Museu é enorme e se você quiser aproveitar bem, então tire no mínimo 1 dia inteiro ou até 2 dias para ver tudo. Como o meu tempo era realmente curto, eu fiquei pouco tempo. Então, olhei o que mais me interessava e é claro: o quadro da Monalisa. É lindo! Tinha bastante pessoas em volta do quadro, então era aquele “empurra-empurra”.

Quando eu saí do museu já era noite, então para finalizar o roteiro deste dia, fui dar uma volta na Ilha da Cidade (em francês Île de la Cité).

Booking.com

TERCEIRO DIA EM PARIS

No terceiro dia, o meu objetivo era conhecer lugares mais distantes:

1 – Basílica do Sagrado Coração (Basilique du Sacré-Coeur)

Trajeto até Sacré-Coeur

 Na estação que fica na frente do hotel (“La Motte Picquet – Grenelle”), peguei a linha 6 em direção a “Charles de Gaulle Étoile” e desci na mesma. De lá peguei o metrô de linha 2 em direção a “Nation” e desci na estação “Anvers”. Para mim, a estação “Anvers” é a melhor estação para chegar até a Sacré-Coeur. Ao descer na estação, subi uma ruazinha e já estava em frente ao Funiculaire de Montmartre  para subir para a Sacré-Coeur.

E adivinha? Não precisei pagar pelo ingresso do Funiculaire, pois o ticket “Paris Visite” inclui até o Funiculaire de Montmartre. Mas se eu não me engano, o preço do Funiculaire era 1 euro.

Cheguei bem cedo na Sacré-Coeur e ainda não tinha muitos turistas, então consegui aproveitar bastante. Foi a catedral mais bonita que vi em toda a minha viagem (antes eu estava na Itália). Como dizem, ela parece um  bolinho… Hahaha! Linda! E a vista lá de cima também é maravilhosa!

Foto da Sacré-Coeur em Paris – Super Viajantes
Sacré-Coeur em Paris – Super Viajantes

Não paguei nada para entrar na catedral e aproveitei tudo até começar encher de turistas e de turmas de escola. Quando isso aconteceu, desci para o meu próximo destino. E dessa vez, não desci pelo Funiculaire, fui pela escadaria, pois para baixo todo santo ajuda… hahaha!

2 – Palácio de Versalhes (Château de Versailles)

Meu próximo destino foi o Palácio de Versalhes (em francês Château de Versailles).

Trajeto até o Palácio de Versalhes

Voltei até a estação “La Motte-Picquet – Grenelle”. E de lá peguei a linha 10 do metrô em direção a estação “Boulogne Pont de St-Cloud” e desci na estação “Javel André Citröen”. Quando desci na estação “Javel”, já enxerguei placas indicando onde pegava o trem RER de linha C5.  Todos esses metrôs e trens, eu não precisei pagar, pois estavam incluídos no ticket “Paris Visite”.  Peguei o trem RER de linha C5 e desci na estação “Versailles Rive Gauche”.  Lá, segui as placas indicativas até chegar no palácio. 

Jardim do Palácio de Versalhes – Super Viajantes
No Jardim do Palácio de Versalhes em Paris – Super Viajantes

Por dentro ele é muito glamoroso, mas o que mais me chamou a atenção foram os jardins do palácio. Apesar do inverno, são LINDOOOOS! Os jardins são enormes e tem várias áreas e pequenos palácios que são distantes um do outro. Para percorrer tudo a pé é muito cansativo, até porque são muitos lugares que você vai querer visitar.

Então, aluguei uma bicicleta e foi muito divertido! É muito legal andar por meio das árvores e ruas que existem dentro dos jardins e acredite: você realmente pode se perder! Lá dentro tem de tudo: estradinhas entre os bosques, lagoas, estátuas no meio dos jardins e etc.

Porém, tem alguns lugares que não pode entrar com a bicicleta, mas como elas possuem cadeados, então você pode cadear e deixar na entrada, enquanto faz a visita.

Andando de Bicicleta nos Jardins do Palácio de Versalhes – Super Viajantes
Andando de Bicicleta nos Jardins do Palácio de Versalhes em Paris – Super Viajantes

Bom, o Palácio de Versalhes tem muita coisa interessante mesmo, então tem que ter tempo para ver tudo!

O ingresso comprei antecipadamente pela internet também. Você também pode comprar o ingresso neste site.

3 – Catedral de Notre-Dame (Cathédrale Notre-Dame)

Saí do Palácio de Versalhes e fui para a Catedral de Notre-Dame (em francês Cathédrale Notre-Dame), que fica do outro lado da cidade… hahaha!

Trajeto até a Catedral de Notre-Dame:

Na estação “Versailles Rive Gauche”, peguei o mesmo trem RER de linha C5 e desci na estação “St-Michel Notre-Dame”.

Catedral de Notre-Dame – Super Viajantes
Catedral de Notre-Dame em Paris – Super Viajantes

Entrei na catedral e não paguei nada. Após isso, tentei subir nas torres da catedral, porém este passeio estava fechado, por causa da reforma.

4 – Passeio de barco pelo Rio Sena

Já tinha anoitecido, então fui fazer o passeio de barco no Rio Sena. Peguei o barco em baixo da Ponte Neuf (em francês Pont Neuf), que fica na ponta da Ile de Lá Cité. Na época, o passeio custava 9 euros.

Sentei do lado de fora do barco para aproveitar bem. O passeio é lindo e vale muito a pena.

Na minha opinião, este passeio deve ser feito à noite, para ver a cidade de Paris toda iluminada de um ângulo diferente!

O passeio durou em torno de 45 minutos e não 1 hora conforme o prometido.

Depois disso, voltei para o hotel, pois já estava tarde! Além disso, no dia seguinte eu embarcava de volta para a Itália.

E assim finalizei minha primeira viagem para Paris. Acredito que aproveitei bem os três dias! E apesar de parecer corrido, eu consegui aproveitar um tempo suficiente em cada local, com exceção do Museu do Louvre e do Palácio de Versalhes que precisaria de mais tempo.

Para conhecer MUITO BEM Paris, você precisa de mais tempo (e você vai querer MUITO!), mas esse roteiro é muito útil para quem vai ter pouco tempo na cidade.

Só posso dizer que foi uma experiência incrível e tenho muito orgulho em poder compartilhar tudo com vocês! Então, espero ter ajudado com as dicas e com todos os meus relatos que deixei aqui!

Para visualizar mais dicas de Paris, então clique aqui.

Se você tem alguma dúvida que eu possa ajudar, então deixe um comentário abaixo!

Espero de coração que vocês tenham gostado! ❤

Beijos! Tai

Autor(a)

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.