Veneza!!! Aaaaah…. Veneza! De todas as cidades que eu já conheci, Veneza é uma das minhas preferidas. Posso dizer com toda certeza do mundo que eu sou fã de carteirinha dessa cidade ENCANTADORA! Eu sei que isso pode parecer um pouco clichê, mas é impossível não se apaixonar por Veneza! Então, para homenagear essa cidade MARAVILHOSA, neste post quero descrever o relato da minha primeira viagem a Veneza na Itália e te ajudar a responder a pergunta de sempre: “o que fazer em Veneza?”.
Na primeira vez que estive em Veneza em 2012, eu fiquei 2 dias na cidade e montei um roteiro para conhecer os principais pontos turísticos e fazer alguns passeios que são imperdíveis quando se visita a cidade pela primeira vez. Espero que este meu roteiro e relato de viagem, possa ajudar alguns viajantes que estejam planejando sua viagem para Veneza, pois eu darei MUITAS DICAS INCRÍVEIS DE VENEZA.
Então, lá vem TEXTÃO. Estão prontos? Hahaha!
PRIMEIRO DIA EM VENEZA
Na Estação Central de Milão, eu peguei o trem que partia para Veneza as 9:00 da manhã. Como qualquer outro viajante que ama conhecer novos lugares, eu estava muito ansiosa neste dia, pois conhecer Veneza também era um sonho para mim.
Então, lembro que perto de acabar o tempo previsto para a viagem, o trem parou na estação “Veneza Mestre” (em italiano: Stazione Di Venezia Mestre). Em um primeiro momento, me questionei se eu deveria descer nessa estação por causa do nome, mas logo lembrei que o trem não tinha atravessado a Ponte della Libertá ainda. Essa é a ponte que liga o continente à ilha de Veneza.
Para quem não sabe, existe uma localidade chamada de “Veneza Mestre” que fica no continente e não é a famosa Veneza turística que todos nós estamos acostumados. Então, “Veneza Mestre” é a última parada antes de chegarmos na ilha de Veneza (a cidade sobre as águas).
Era inverno na Europa, mas para completar minha felicidade, o dia estava perfeito: ensolarado e com uma temperatura muito agradável.
Cheguei em Veneza por volta das 11:40 da manhã. Quando o trem parou na Estação Santa Lucia em Veneza, peguei minha mala e saí rapidamente do trem, eu não queria perder um minuto sequer. E quando eu saí de dentro da estação, já me deparei com o Grande Canal, com o vaporetto e com os barcos passando de um lado para o outro.
Ainda me lembro muito deste momento. Eu não posso negar que meus olhos se encheram de lágrimas, afinal de contas, eu sempre sonhei em conhecer a cidade construída sobre as águas. Eu estava ENCANTADA e muito feliz!
Essa foi a primeira foto que eu tirei em Veneza:
1 – Sobre o Vaporetto
O meu primeiro passo ao chegar em Veneza foi comprar o bilhete turístico do vaporetto. Para quem não sabe, o vaporetto é o transporte público de Veneza (ônibus), mas obviamente que em forma de barco.
Na foto abaixo, aparece o vaporetto (o barco maior) e o ponto de embarque e desembarque (casinha branca com faixas amarelas):
Bilhete do Vaporetto:
É possível comprar o bilhete turístico para transitar pelo vaporetto durante 24 horas, 48 horas, 72 horas e etc. Por exemplo: se você vai ficar 2 dias em Veneza, então pode comprar o cartão turístico de 48 horas. Sendo assim, você poderá se locomover com o vaporetto quantas vezes quiser durante essas 48 horas. E pode ter certeza que você vai utilizar bastante este transporte público!
Vale a pena?
Eu acho muito vantajoso e prático, pois você pode ir para vários lugares diferentes em Veneza utilizando o vaporetto. Além disso, andar de vaporetto pelos canais de Veneza já é um PASSEIO MARAVILHOSO.
E se você deixar para comprar as passagens avulsas do vaporetto, vai sair beeeeeem mais caro do que comprar o cartão turístico para o tempo que for ficar em Veneza! Pode ter certeza!
Onde comprar?
É possível comprar nas bilheterias dos pontos de embarque e desembarque e em tabacarias.
Quanto custa?
Para saber os valores vigentes dos bilhetes, por favor, acesse o site da empresa ACTV.
Como funciona?
O tempo de utilização do cartão começa a valer quando você realizar a primeira validação.
Na foto abaixo, eu estou realizando a validação do meu cartão na máquina disponível no ponto de embarque e desembarque. É MUITO importante fazer essa validação toda vez que for embarcar no vaporetto, pois se você não fizer e o fiscal te questionar, você vai ter que pagar uma multa bem alta.
Mais informações: para visualizar mais informações sobre o vaporetto, bilhetes e linhas, acesse o site da empresa ACTV.
2 – Trajeto até o Hotel e o Grande Canal (em italiano: Canal Grande)
O hotel no qual me hospedei fica próximo a Piazza de San Marco (“piazza” significa “praça” em português), que é um dos principais pontos turísticos de Veneza. Então, no meu planejamento de viagem, eu já tinha definido que após chegar em Veneza, eu deveria pegar a “linha de número 1” do vaporetto. Esta linha percorre todo o Grande Canal, que é o principal canal de Veneza.
Então, logo depois que comprei o meu cartão turístico e fiz a validação, aguardei poucos minutos até que o vaporetto da “linha de número 1” chegasse no ponto de embarque. Ao embarcar no vaporetto, fui direto para a proa do barco para aproveitar bem a viagem. O dia estava lindo e foi muito gostoso fazer todo esse trajeto do lado de fora do barco.
Como eu disse anteriormente, andar de vaporetto já é uma grande atração, pois você sente bem o clima de Veneza.
Veneza é uma das cidades mais diferentes do mundo, pois avenidas são substituídas por canais e carros são substituídos por barcos. O ônibus é um barco, o taxi é um barco, a ambulância é um barco, tudo é um barco e a cidade inteira é incrível!
Então, era muito engraçado ver o “barco de polícia” passando pelo o Grande Canal. Todos os diferentes tipos de barcos me chamavam muita atenção.
Ao longo do trajeto pelo Grande Canal, fui reconhecendo alguns pontos turísticos, como por exemplo: a Ponte Rialto. E também vi várias pessoas fazendo o passeio de gôndola.
Desembarquei no ponto com o nome de “S. Zaccaria” e fui diretamente para o hotel. O hotel que eu me hospedei nessa viagem é o Hotel Antigo Trovatore. O motivo por ter escolhido este hotel é pela proximidade com a Piazza San Marco.
Dica sobre as malas:
Muitas pessoas que viajam para Veneza reclamam sobre o fato de carregar malas, pois em Veneza existem muitas escadarias e pontes. Eu não tive problemas em relação a isso, pois logo que cheguei na Estação Santa Lucia, já peguei o vaporetto. E depois que desembarquei no ponto “S. Zaccaria”, meu hotel ficava bem próximo, então não achei que isso foi um problema para mim. Dessa forma, acredito que escolher um hotel de fácil acesso seja fundamental no planejamento da sua viagem. Além disso, leve informações de como chegar até o seu hotel para não ficar dando voltas e voltas. E se o endereço do hotel for longe da estação de trem e você precisar pegar o vaporetto (ônibus de Veneza) para se locomover, já anote o número da linha do vaporetto antes de viajar.
Após fazer o check-in no hotel, corri para a rua, pois queria aproveitar o máximo deste dia!
3 – Caminhando pelas ruelas de Veneza
Meu primeiro objetivo era simplesmente caminhar, caminhar e caminhar! Eu queria ter exatamente essa experiência, pois é muito diferente caminhar por ruelas cercadas de água, andar pelas pequenas pontes e atravessar os pequenos canais.
Em Veneza, você pode ter certeza de uma coisa: cada ruela é um encanto e cada beco sem saída é uma SURPRESA!
Em cada lugar diferente que eu passava em Veneza, eu me apaixonava ainda mais pela cidade! Eu já disso isso aqui neste post, mas preciso dizer novamente: VENEZA É ENCANTADORA!
Após desfrutar de uma maravilhosa caminhada pelas ruelas de Veneza, o próximo destino era Basílica de Santa Maria della Salute.
4 – Basílica de Santa Maria della Salute
A Basílica de Santa Maria della Salute também é um dos principais pontos turísticos de Veneza e eu acho que vale muito a pena visitar! Ela é linda e a sua arquitetura é belíssima!
A basílica fica praticamente em frente a Piazza San Marco, só que do outro lado do Grande Canal. Então, para atravessar o Grande Canal e ir até a basílica, eu utilizei o vaporetto da “linha de número 1” novamente, ou seja, embarquei no ponto “San Marco” e desembarquei no próximo ponto chamado “Salute”.
Como eu tinha comprado o bilhete turístico do vaporetto, então eu podia utilizar o vaporetto quantas vezes eu quisesse dentro daquele período. Então, acabei utilizando até para atravessar o Grande Canal. Eu não disse que ele era prático e vantajoso?
A Basílica de Santa Maria della Salute fica em uma das pontas do Dorsoduro, que é um dos distritos de Veneza. É um local calmo e muito tranquilo, pois não tinha muitos turistas.
A entrada na Basílica de Santa Maria della Salute é gratuita.
Após visitar a basílica, meu próximo e tão esperado objetivo era um passeio de gôndola!
5 – Passeio de gôndola em Veneza
Quando eu estava planejando a minha viagem, li muitos relatos sobre os passeios de gôndola em Veneza e é óbvio que eu não poderia deixar de fazer. Nas minhas pesquisas, percebi que muitas pessoas escolhiam gondoleiros que faziam o passeio perto da Ponte Rialto. Então, no ponto de embarque “Salute”, peguei mais uma vez o vaporetto da “linha de número 1” e desembarquei no ponto com o nome de “Rialto”, que fica muito próximo da Ponte Rialto.
Passear de Gôndola em Veneza é uma experiência INESQUECÍVEL! OK! Eu sei que esse tipo de passeio também pode parecer clichê, mas a verdade é que uma experiência maravilhosa! A sensação é que você está vivendo dentro de um filme!
E é exatamente tudo o que você já ouviu falar sobre: é um passeio clássico, romântico, encantador e navegar pelos pequenos canais é muito mágico! Você se sente realmente em Veneza e viaja na história!
Se vale a pena? SIM! VALE MUITO!
Claro, o preço é salgado (em torno de 100 euros), mas sempre pode tentar negociar, pedir para passear por um tempo maior, pedir desconto e etc.
Mais dicas sobre o passeio de gôndola:
1 – Antes de contratar o passeio, verifique o trajeto que o gondoleiro irá fazer. É legal passear pelo Grande Canal, pois ele é o principal canal de Veneza, mas o verdadeiro charme do passeio de gôndola é navegar pelos pequenos canais de Veneza. Então, sugiro que a maior parte do passeio seja pelos pequenos canais. O meu passeio foi exatamente assim, ou seja, o gondoleiro passou pelo Grande Canal e pela Ponte Rialto, mas a maior parte do tempo foi entre os pequenos canais.
2 – Cuidado! Já li vários relatos de gondoleiros mau humorados, que não mostram e não explicam nada. Eu tive bastante sorte: o gondoleiro era bem simpático, brincava, tirava fotos, cantarolava e explicava sobre alguns pontos importantes (por exemplo: a suposta casa que já foi do famoso explorador Marco Polo). Sei que isso é complicado de perceber antes de fazer o passeio, mas quando for contratar o passeio, tente verificar se o gondoleiro é simpático… hahaha!
3 – Você gostaria que o gondoleiro cantasse? Muitos gondoleiros cantam durante o passeio e eu acho que isso deixa a experiência muito mais encantadora. Se você também gosta disso, verifique com o gondoleiro antes de contratar o passeio.
4 – Como eu escrevi anteriormente, se você precisa economizar na viagem, tente negociar o valor do passeio com o gondoleiro.
5 – No final da tarde, as tarifas podem ficar mais caras.
Eu simplesmente AMEI o passeio de gôndola. E na minha opinião é um passeio imperdível!
Foi inesquecível!
Após mais um sonho realizado, o meu próximo destino era conhecer a Ponte Rialto.
6 – Ponte Rialto
A Ponte Rialto é uma das pontes que atravessa o Grande Canal e tem um formato de arco. Ela é uma das pontes mais bonitas de Veneza e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade também.
Como o meu passeio de gôndola foi perto da ponte, então só precisei caminhar por dentro de algumas ruelas para chegar a mais este ponto turístico. E Obviamente, a ponte é “aberta”, então não precisa pagar para conhecer mais este ponto turístico.
A visita na Ponte Rialto também é incrível e vale muito a pena! Por dentro da ponte existem várias pequenas lojas de comércio com souvenirs e artesanatos. Mas os preços são geralmente mais caros que em outras partes da cidade.
A ponte tem uma vista maravilhosa de Veneza! E como já era final do dia, eu pude perceber o anoitecer de Veneza na Ponte Rialto! Que visual! É simplesmente pitoresco!
Observei as luzes da ponte e de todos os locais próximos se ascendendo ao anoitecer, foi muito lindo!
Após desfrutar mais deste momento incrível, peguei novamente o vaporetto da “linha de número 1” e voltei para o hotel.
Posso dizer com todas as letras que este primeiro dia em Veneza foi MUITO BEM APROVEITADO!
SEGUNDO DIA EM VENEZA
Se o primeiro dia foi excelente e muito bem aproveitado, já não posso dizer o mesmo do segundo dia. No meu segundo dia em Veneza estava muito frio e ventava bastante. Muito diferente do que no dia anterior!
Por este motivo, confesso que não fiz todo o roteiro que estava planejado para este dia.
Bom, os pontos turísticos que estavam planejados para este dia eram: Piazza San Marco, Basílica San Marco, Campanário San Marco e a Ponte dos Suspiros, ou seja, todos os pontos turísticos que ficam localizados na Piazza San Marco. Mas acabei não visitando o Campanário San Marco.
1 – Piazza San Marco e Basílica San Marco
Após tomar o café da manhã do hotel, caminhei até chegar a Piazza San Marco.
A Piazza San Marco também é um dos principais pontos turísticos de Veneza e é um local muito agradável de se passear! Neste local tem muitos turistas e muito pombos também…. hahaha!
A Basílica San Marco impressiona por ser grandiosa e rica em detalhes! É linda por dentro, mas não pode tirar fotos! Eu diria que este ponto turístico é imperdível ao visitar Veneza.
A Piazza San Marco, a Basílica San Marco, os restaurantes na volta, os cafés, a gastronomia, a música, tudo isso formam um conjunto perfeito em Veneza! Só é uma pena que os restaurantes neste local geralmente são bem caros!
Após o passeio na Piazza San Marco, caminhei de volta para o hotel, pois infelizmente meu tempo em Veneza estava acabando. No caminho, passei novamente pela Ponte dos Suspiros. Como era o caminho para o hotel, eu já tinha passado por ela outras vezes, mas não tinha parado para bater foto ainda.
2 – Ponte dos Suspiros
A Ponte dos Suspiros tem este nome, pois diz a lenda que os prisioneiros que passavam por dentro dela, tinham a sua última visão do mundo exterior. Sendo assim, suspiravam ao ver a última imagem que teriam de Veneza, pois da prisão não sairiam mais.
Mas atualmente a lenda é outra: dizem que os casais que passeiam de gôndola e passam por baixo da Ponte dos Suspiro tem o amor eterno!
Vai saber, neh!?
Obviamente que este local é muito disputado por viajantes, pois todos querem tirar fotos com a ponte ao fundo.
Após isso, fui fazer o check-out no hotel e pegar a minha mala.
E aqui eu preciso contar uma outra experiência que tive em Veneza: faltavam algumas poucas horas para o trem que eu voltaria para Milão partir. Além disso, dentro do vaporetto era bem quentinho por causa da calefação. E como estava muito frio, então pensei em aproveitar o meu cartão turístico para dar uma última volta no vaporetto, antes de desembarcar na Estação Santa Lucia. Então, em vez de eu pegar o vaporetto da “linha de número 1” em direção a Estação Santa Lucia, eu peguei para direção contrária, pois assim eu realizaria uma volta maior e ainda matava o tempinho restante dentro de um local “quentinho”.
O vaporetto da “linha de número 1” vai até a ilha “Lido” e depois volta pelo Grande Canal até passar pela Estação Santa Lucia, onde eu iria desembarcar. O problema é que por causa dessa “voltinha” a mais que eu resolvi dar e por não ter calculado o tempo corretamente, acabei perdendo o horário do meu trem….. hahahaha!
Paciência! Tive que comprar outra passagem para voltar para Milão! Mais uma lição que a viajante aqui aprendeu!
3 – Mais informações:
Veneza tem muito mais passeios e pontos turísticos interessantes para conhecer. E se você puder ficar mais dias na cidade, então fique e aproveite! Mas se você puder ficar somente 2 dias em Veneza, acredito que este roteiro está muito bom! Então, espero do fundo do meu coração que eu tenha te ajudado com todas as dicas que eu descrevi neste post!
E assim finalizo este post que tenho muito orgulho de compartilhar com vocês!
Essa foi mais uma experiência incrível de uma viagem inesquecível e de um sonho realizado!
Mais dicas: se deseja visualizar mais dicas sobre a Itália, clique aqui.
Se você tem alguma dúvida que eu possa ajudar, então deixe um comentário abaixo!
Espero de coração que vocês tenham gostado! ❤
Beijos! Tai
2 Comentários
Adorei sua experiência e seu relato sobre Veneza Só terei dois dias para conhecer e vou de Milão para Veneza também. Parabéns pelas dicas, muito obrigada.
Olá Adelaide! Tudo bem? 🥰 Eu que agradeço pelo seu comentário! Fico super feliz que você gostou! ❤ Uma maravilhosa viagem para você! 🙌🙏