Olá viajantes! Neste post quero falar sobre um assunto muito importante quando se trata de viagens (principalmente internacionais), pois muitos viajantes possuem várias dúvidas sobre isso. Então, o assunto deste post é sobre o famoso seguro viagem!
Se você está lendo este post, então eu sei que muitas perguntas já se passaram na sua cabeça: preciso realmente contratar um seguro? O seguro viagem realmente é importante? O seguro viagem é obrigatório? Como contratar o seguro viagem? E muitas outras perguntas!
Então, neste post quero explicar tudo o que você precisa saber sobre o seguro viagem, esclarecer algumas dúvidas e dar muitas dicas!
O QUE É UM SEGURO VIAGEM?
O seguro viagem funciona como um “plano de saúde”, pois ele vai custear as tuas despesas médicas e hospitalares. Mas diferente que um plano de saúde, o seguro viagem é temporário, pois ele tem a mesma duração da sua viagem. Além disso, o seguro viagem só pode ser utilizado nos destinos que você informou no momento da contratação do seguro.
Então, quando você contrata um seguro, vai precisar informar as datas de ida e retorno da sua viagem e os destinos pelos quais você vai passar, entre outras informações que vou descrever mais abaixo.
Na maioria dos seguros convencionais, também é fornecido a cobertura para extravio de bagagem, medicamentos, assistência jurídica, assistência odontológica e etc.
O SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE?
Na minha opinião: sim! Sim! Siiiiiimmmm! Eu acho o seguro viagem muito importante, principalmente se a viagem for internacional!
É óbvio que ninguém deseja que aconteça um acidente, doença ou qualquer tipo de imprevistos durante a viagem, pois sabemos que isso estraga totalmente a viagem, além de todos os transtornos que isso pode trazer!
Mas e se acontecer? E se você cair e quebrar uma perna? E se você pegar alguma doença? Claro que é melhor pensar nos lugares que você vai conhecer do que pensar nas doenças que você pode pegar. Mas imagina que você vai estar em um país totalmente diferente e que se você precisar de um médico ou hospital vai ter que pagar TUDO do seu próprio bolso! Nós já sabemos que hospitais, médicos e clínicas não são coisas baratas. Então, dependendo da gravidade do seu problema, acidente ou doença, o valor de tudo isso pode sair MUITOOOOO CARO. Ainda mais se for em dólares, euros ou libras. Simplesmente não vale a pena correr este risco!
Eu sou das pessoas que defendem que é “melhor prevenir do que remediar”. Então, sempre que viajo internacionalmente, sempre faço o meu seguro viagem. Claro que eu fico torcendo para não utilizá-lo, mas se eu precisar, com certeza terei um seguro viagem em mãos.
Observação: também existem seguros para o Brasil, mas geralmente os brasileiros já possuem um plano de saúde válido para todo o Brasil. Mas se você não possui um plano de saúde e não quer ficar dependente do SUS, então pode fazer um seguro viagem para viajar pelo Brasil também.
IMPORTANTE: além do seguro viagem ser importante para te assegurar caso te aconteça algo, em alguns países o seguro viagem é obrigatório! E é sobre isso que vamos falar agora.
O SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO?
O seguro viagem é obrigatório para alguns destinos internacionais. Então, se você está planejando uma viagem internacional, verifique as regras de imigração para o país que você vai viajar.
Um exemplo disso é na Europa. Então, para os países que fazem parte do Tratado de Schengen é obrigatório que você contrate um seguro viagem com cobertura de no mínimo 30 mil euros. Então, quando você estiver passando pela imigração, os fiscais podem exigir que você comprove que contratou o seguro. Se você não possuir este documento, provavelmente será impedido(a) de entrar no país.
Neste post, eu explico todos os documentos que são necessários para viajar para os países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, inclusive explico sobre esse seguro viagem obrigatório para a Europa. Quer ler mais sobre isso? Então, clique aqui!
COMO CONTRATAR UM SEGURO VIAGEM?
Existem muitas opções de seguro viagem no mercado. Se você pesquisar “seguro viagem” no Google, vai perceber que tem muitas empresas e seguradoras que vendem este serviço. Você pode contratar este seguro através de uma seguradora, agência e até pelo cartão de crédito (abaixo falarei sobre isso).
Então, é importante que você contrate o seguro de uma empresa confiável e que realmente vai te assegurar quando precisar.
Você pode utilizar comparadores de seguros online, como por exemplo o SegurosPromo. Neste site você consegue comparar vários seguros e de várias empresas diferentes. Além disso, a SegurosPromo é parceira do blog, então se comprar por este link, vai estar ajudando o blog e não pagará nenhum valor a mais por isso.
Como falei acima, existem muitas seguradoras que vendem seguros de viagem e algumas empresas bastante conhecidas entre os viajantes são: Mondial, Assit Card, Allianz e entre outras. Claro que todas empresas estão sujeitas a terem problemas, por isso o importante é você se informar bem!
Eu sempre contratei um seguro viagem, mas nunca precisei utilizar! Graças a Deus! Então, não tenho a experiência de como foi utilizar o seguro de uma empresa.
Algumas informações que você vai precisar informar para contratar o seguro viagem: datas de ida e retorno, destinos, motivo da viagem (turismo, intercâmbio, negócios e etc.), idade dos passageiros, se é gestante ou não, entre outras informações.
ANALISE A COBERTURA DO SEGURO VIAGEM
Uma outra coisa que é importante analisar antes de contratar o seguro é: durante a sua viagem, você vai praticar atividades radicais (esqui, mergulho, escalada e etc.)? Vai praticar algum tipo de esporte? Se sim, então antes de contratar o seguro viagem, verifique se acidentes ocorridos nestes tipos de atividades estão cobertos pelo seguro. É muito importante que você verifique todas as regras do seguro viagem e toda a cobertura do mesmo, para saber se você vai estar assegurado em determinados tipos de atividades. Geralmente você terá que pagar uma taxa a mais para ser assegurado neste tipo de atividade. Os seguros convencionais não possuem este tipo de cobertura.
E como eu disse anteriormente, se sua viagem for para um dos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, não esqueça de verificar com a seguradora a cobertura mínima de 30 mil euros.
Vale lembrar que os seguros para viagens de longa duração possuem coberturas adicionais que os seguros de viagem de curta duração não possuem.
Então, não esqueça de avaliar se o seu seguro viagem possui toda cobertura que você precisa para sua viagem!
O SEGURO VIAGEM DO CARTÃO DE CRÉDITO
Aqui vai uma dica legal: muitos cartões de crédito possuem o benefício de um seguro viagem gratuitamente! OK! Não é tão “gratuitamente” assim, porque na verdade você já paga a anuidade do cartão de crédito. Mas o que eu quero frisar é que muitas pessoas não sabem que seu cartão de crédito possui este benefício.
Para ter esse direito, algumas operadoras de cartão de crédito exigem que as passagens de ida e volta sejam compradas pelo próprio cartão de crédito. Outras exigem que pelo menos as taxas de embarque sejam pagas com o cartão de crédito.
Além disso, geralmente este benefício é estendido para o cônjuge e filhos (se as passagens dos mesmos também forem compradas com este cartão de crédito).
Então, entre em contato com a operadora do cartão de crédito e se informe para saber se você tem direito a este seguro gratuitamente. Muitas pessoas acabam contratando um seguro de outra seguradora, sem saber que o seu cartão de crédito possui este benefício.
Geralmente, os seguros que as operadoras de cartão de crédito fornecem são para viagens curtas (de 30 dias). Se você vai viajar por mais tempo, então provavelmente terá que contratar um seguro viagem por fora. Dessa forma, é melhor se informar!
Além disso, você precisa ficar atento(a) se o seguro do cartão de crédito possui toda cobertura necessária para sua viagem. Por exemplo: se você vai praticar esportes radicais, muitos dos seguros convencionais dos cartões de créditos não possuem a cobertura para acidentes relacionadas a este tipo de atividade.
Então, não esqueça de entrar em contato com a operadora do cartão de crédito e se informar de todas regrinhas. Exija que eles te enviem todos os detalhes do contrato. Fique bem atento(a)!
QUANTO CUSTA?
O valor do seguro pode variar dependendo de algumas informações: duração da viagem, destino, idade do viajante e coberturas oferecidas.
Idosos e mulheres grávidas costumam ter um valor diferenciado para o seguro. Além disso, se você possui algum tipo de doença, verifique se o seguro possui a cobertura que você necessita. Esses tipos de coberturas não são comuns a todos os seguros.
O valor do seguro também vai depender das tuas necessidades, pois quanto mais coberturas e serviços você desejar, o seguro será mais caro.
QUAL O VALOR DE COBERTURA IDEAL?
Se você vai viajar para a Europa, já sabe que precisa ter uma cobertura de no mínimo 30 mil euros. Mas se você vai viajar para um destino que o seguro não é obrigatório e que não existe uma cobertura mínima, então analise os riscos de sua viagem.
O ideal é que você pesquise os valores padrões de consultas médicas, cirurgias e diárias hospitalares do destino que você vai viajar. Além disso, considere a quantidade de dias da sua viagem, pois obviamente para uma viagem mais curta, o risco é menor de você ter problemas.
COMO USAR O SEGURO VIAGEM DURANTE A VIAGEM?
Essa também é uma informação importante! Questione a seguradora para saber quais procedimentos você deve realizar para utilizar o seguro durante a viagem.
Na maioria das vezes, a seguradora vai te passar um número de telefone para você entrar em contato caso seja necessário acionar o seguro viagem. Não esqueça de levar esse número de telefone com você durante a viagem. Deixe estes números de telefones junto com o passaporte ou em um local de fácil acesso, caso você precise utilizar.
Se a seguradora é uma empresa brasileira, então provavelmente o contato por telefone será em português. Porém o atendimento com os médicos e nos hospitais dificilmente será em português.
A outra dica é deixar todas essas informações com alguma pessoa aqui no Brasil que possa entrar em contato também.
ALGUNS PROCEDIMENTOS DE UTILIZAÇÃO DO SEGURO VIAGEM DURANTE A VIAGEM
No geral, existem duas práticas realizadas pelas seguradoras:
1- A maioria das seguradoras reembolsam o valor gasto com médicos e hospitais (dentro dos limites de valores estabelecidos no contrato). Neste caso, se você precisar fazer uma consulta médica no exterior, você vai pagar a consulta com o seu próprio dinheiro e depois a seguradora vai te reembolsar. Então, não esqueça de guardar todos os recibos de tudo o que você pagou e todos os laudos e documentos que comprovem o atendimento.
A vantagem desta opção é que você pode escolher a clínica/hospital que achar melhor. Mas nunca esqueça de entrar em contato com a seguradora antes do atendimento. Se for um atendimento de emergência e você não puder entrar em contato, então telefone para seguradora assim que puder. A maioria das seguradoras possuem um limite máximo de horas para o cliente entrar em contato e acionar o seguro. Neste caso, é bom que você tenha algum dinheiro reserva para pagar as despesas médicas e somente depois ser reembolsado.
2 – A outra forma é: você entra em contato com a seguradora e ela paga diretamente o serviço utilizado. Em alguns casos, enviam um médico para o local da sua hospedagem ou te indicam a clínica/hospital que você deverá ir para ser atendido.
Então, por isso eu repito: se informe de tudo isso antes de contratar o seguro viagem.
É fundamental que você saiba todas essas informações!
OUTRAS DICAS:
1) Quando eu faço uma viagem internacional, gosto de levar todos os documentos em uma pastinha para facilitar na imigração. Então, por exemplo: se você vai viajar para um dos países do Tratado de Schengen na Europa, leve o contrato do seguro impresso dentro de uma pastinha com todos os outros documentos. Se o fiscal te solicitar este documento, então você já vai ter ele em mãos. Eu também gosto de deixar uma cópia em um local seguro na nuvem (E-mail, Google Drive e etc.).
2) Você pode comparar o seguro viagem fornecido pelo cartão de crédito com os seguros oferecidos pelas empresas, pois assim você saberá o que cada um cobre e as diferenças de cada seguro.
3) Geralmente os seguros são feitos exatamente pela quantidade de dias da sua viagem, mas como pode acontecer atrasos de companhias aéreas e algum imprevisto na viagem, se você puder, adicione 2 ou 3 dias a mais no contrato do seu seguro viagem.
4) Você pode contratar o seguro até a viagem, mas a cotação da moeda estrangeira pode influenciar nos valores dos seguros. Então, preste atenção na cotação. Além disso, não deixe tudo para a última hora! Planejamento é fundamental!
Acho que isso é tudo!
E você já utilizou um seguro viagem? Tem alguma dica para me dar?
Deixe aqui nos comentários a sua experiência e outras dicas que podem ajudar outros viajantes!
Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários que eu vou tentar te ajudar!
Espero que este post ajude com informações importantes para a sua viagem!
Espero de coração que tenham gostado! ❤